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Banco BMG em Curitiba (41) 3024-9090

Banco BMG em Curitiba (41) 3024-9090

Banco de Minas Gerais, ou BMG em Curitiba (41) 3024-9090 Rua Conselheiro Laurindo, 80 loja 3 correspondente Solucredi Promotora.
O Banco BMG é conhecido como um dos maiores provedores de crédito ao consumidor do país. Seu negócio principal consiste em oferecer empréstimos com reembolso descontado automaticamente da folha de pagamento (empréstimos consignados), para funcionários de empresas do setor público no Brasil, incluindo empresas dos governos federal, estadual e municipal, e para aposentados e pensionistas do INSS. O BMG também oferece empréstimos comerciais a empresas de pequeno e médio porte, incluindo fornecedores e prestadores de serviços ao setor público brasileiro, outros tipos de empréstimos ao consumidor e empréstimos consignados a funcionários de empresas privadas. Anteriormente a dezembro de 2008, o BMG oferecia empréstimos consignados a funcionários de empresas privadas no Brasil, empréstimos ao consumidor e arrendamento para aquisição de veículos. Apesar do BMG não mais originar tais empréstimos, eles continuam a fazer parte da atual carteira de crédito.

O BMG foi um dos primeiros bancos a oferecer no Brasil empréstimos consignados para funcionários dos setores público e privado e aposentados e pensionistas do INSS. Considerando o limitado acesso do consumidor brasileiro ao crédito, historicamente, o segmento de empréstimo consignado cresceu para atender à necessidade de fontes alternativas de financiamento ao consumidor. Os consumidores têm utilizado o crédito consignado em substituição às mais tradicionais e caras linhas de crédito, tais como cheque especial e financiamento via cartão de crédito. Os reembolsos dos empréstimos consignados são descontados diretamente dos pagamentos recebidos por funcionários ou aposentados e pensionistas, conforme autorização de débito irrevogável concedida nos termos da lei brasileira. A inadimplência observada nos empréstimos consignados do BMG tem sido relativamente baixa, uma vez que a exposição do crédito é basicamente transferida dos consumidores a seus empregadores ou ao INSS. Os maiores empregadores dos quais os bancos aceitam descontos em folha para pagamento de financiamentos bancários são principalmente empresas do governo brasileiro, incluindo empresas do governo federal.

Nos últimos sete anos, para administrar o forte crescimento da carteira de crédito do BMG, o banco tem efetuado a cessão de empréstimos, ou cessão de créditos, para outras instituições financeiras e para o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios, ou FIDC. Na maior parte destes acordos de cessão de crédito, o BMG se compromete a recomprar dos cessionários parcelas inadimplentes, ou o montante total, de quaisquer empréstimos cedidos e não pagos. As cessões de crédito permitem ao BMG transformar o valor dos empréstimos cedidos em caixa, concentrando os fundos na originação de novos empréstimos. As cessões de crédito possuem um papel importante na estratégia de captação do banco proporcionando liquidez, além de um considerável impacto na demonstração de resultado.

O foco em empréstimos consignados tem permitido ao BMG desenvolver um profundo conhecimento do produto e posicionar-se como líder neste segmento específico do mercado brasileiro de crédito ao consumidor. Este foco tem permitido ao BMG não apenas tirar proveito do forte crescimento do mercado de empréstimos consignados, mas também aumentar seu desempenho financeiro e seus retornos.

Estratégia

A estratégia do Banco BMG é focar no crescimento da carteira de empréstimos consignados, manutenção de sua posição de mercado neste segmento, constante aumento na eficiência das operações e constante melhoria do desempenho financeiro. Os principais componentes de nossa estratégia são apresentados abaixo.

Focar em produtos e mercados de empréstimos consignados no setor público. O BMG acredita na existência de oportunidades significativas para alavancar sua posição de mercado no segmento de concessão de empréstimos consignados, objetivando o crescimento da base de clientes do banco e a expansão dos produtos e serviços oferecidos neste segmento. Além desta estratégia, o banco pretende:

*   fortalecer os relacionamentos existentes com os mais bem sucedidos correspondentes bancários;
*   estabelecer acordos com novas empresas do setor público para a concessão de empréstimos a seus funcionários;
*   fortalecer os relacionamentos existentes com empresas do setor público e o INSS para aumentar a penetração dos empréstimos consignados;
*   continuar seu pioneirismo no desenvolvimento de novos produtos relacionados a empréstimos consignados; e
*   estabelecer parcerias com outras instituições financeiras para o desenvolvimento de novos produtos relacionados a empréstimos consignados.

Manter qualidade dos ativos e captação adequada: O sucesso contínuo do negócio e a capacidade de aproveitar o aumento das oportunidades depende da capacidade do BMG de manter a qualidade de seus ativos e uma captação adequada. O BMG pretende continuar a expandir sua carteira de crédito com as atuais garantias, procedimentos e diretrizes de avaliação de risco de crédito, que têm sido as principais razões para o histórico relativamente baixo de prejuízos com empréstimos. Como parte da estratégia de captação do Banco, e para dar suporte à expansão da carteira de crédito, o BMG continuará efetuando a cessão de empréstimos, para várias outras instituições financeiras e para Fundos de Investimento em Direitos Creditórios, ou FIDCs. Em particular, o banco firmou acordos de cessão de crédito com o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Bradesco.

Continuar a diversificar as fontes de captação. O BMG continuará a diversificar suas fontes de captação por meio do acesso a mercados de capitais internacionais, com a utilização de financiamentos de curto, médio e longo prazo, bem como cessões de crédito para outras instituições financeiras e FIDCs. O BMG pretende utilizar os proventos da emissão de notas para proporcionar fundos adicionais ao balanço, para dar suporte ao crescimento contínuo do negócio de crédito ao consumidor e para aumentar o montante de capital de referência.

Manter e melhorar o índice de eficiência: O BMG pretende manter uma estrutura corporativa simples e enxuta. A rede escalável de correspondentes bancários permite ao BMG aumentar o negócio de concessão de empréstimos sem investimentos significativos em instalações, sistemas ou recursos humanos adicionais. Por meio da utilização de novos sistemas de software, incluindo a plataforma BMG Consig, o BMG tem conseguido facilitar e agilizar o processo de interação e comunicação entre o banco e a rede de vendas. O BMG pretende continuar focado na manutenção de baixos índices de despesas, melhorando a eficiência das operações por meio do uso de tecnologia, ao mesmo tempo em que se beneficia de ganhos operacionais resultantes de economias de escala.

Vantagens Competitivas

O BMG atribui sua posição de destaque no mercado brasileiro de crédito ao consumidor às seguintes vantagens competitivas:

Posição de liderança nos principais mercados em que atua: O BMG é um dos bancos líderes no mercado brasileiro de crédito ao consumidor, que inclui crédito pessoal, financiamento via cartão de crédito e financiamento via loja. O banco acredita ser o líder do mercado devido ao forte reconhecimento de sua marca em empréstimos consignados, um segmento do mercado de crédito pessoal.

Fundamentos sólidos e resistentes na indústria e produtos: O crescimento do setor bancário brasileiro, e do mercado de crédito ao consumidor em especial, é uma tendência com fundamentos sólidos e resistentes, considerando-se os baixos níveis de penetração do crédito no Brasil e a histórica falta de acesso da população brasileira a serviços e produtos bancários. O financiamento via empréstimo consignado é um dos segmentos com crescimento mais rápido do mercado de crédito ao consumidor, sendo com frequência uma das mais atraentes fontes de financiamento para funcionários do setor público e aposentados e pensionistas do INSS. Como tal, o BMG acredita que este segmento deverá continuar a crescer de modo estável e, como um dos primeiros bancos a focar neste segmento, contando com experiência considerável e canais de distribuição de amplitude nacional, acredita também estar bem posicionado para continuar a beneficiar-se de tal crescimento.

Sólida plataforma de originação: A originação do empréstimo consignado do BMG é principalmente efetuada por uma rede de equipes de vendas composta por prestadores de serviço terceirizados, principalmente correspondentes bancários com relacionamentos de longo prazo com o BMG. Cada um dos correspondentes bancários do BMG recebe o apoio de uma equipe de agentes, proporcionando uma forte rede de vendas em quase todas a principais cidades brasileiras. A rede de vendas centraliza seu foco em aposentados e pensionistas do INSS e funcionários de empresas do setor público com as quais o BMG possui acordos para a oferta de empréstimos consignados. A estrutura desta rede de vendas proporciona ao BMG não apenas flexibilidade, foco e acesso a um pipeline com forte originação a partir de empresas governamentais, mas também o alinhamento dos interesses do banco àqueles dos correspondentes bancários. O BMG não opera uma rede de agências de varejo porque sua rede de vendas proporciona uma ampla cobertura de vendas no Brasil, com melhor relação custo/eficiência, permitindo ao BMG alcançar uma parcela da população brasileira que não pode ser acessada por meio do sistema bancário tradicional.

Perfil de risco conservador: O BMG acredita que os empréstimos consignados possuem um menor risco de inadimplência do crédito em relação aos empréstimos concedidos a consumidores sem o mecanismo de desconto em folha de pagamento. Porque os pagamentos dos empréstimos consignados são descontados diretamente dos pagamentos recebidos por funcionários ou aposentados e pensionistas, conforme permitido pela lei brasileira, a experiência de inadimplência dos bancos nesta modalidade de empréstimo tem sido relativamente reduzida, uma vez que a exposição ao crédito é essencialmente transferida dos consumidores para seus empregadores ou para o INSS. Atualmente, os maiores empregadores, dos quais o BMG aceita descontos em folha de pagamento como suporte a financiamentos bancários, são principalmente empresas do governo brasileiro, incluindo empresas do governo federal. Nos termos da lei brasileira, as empresas dos governos federal, estadual e municipal são obrigadas a priorizar o pagamento de salários e encargos sociais, a partir dos quais são feitos os descontos para pagamento dos empréstimos consignados oferecidos pelo BMG, em detrimento de montantes devidos a seus credores sem direito de preferência ou garantia.

Eficiência nas Operações: O BMG acredita ser um dos bancos em operação no Brasil com a melhor relação custo/eficiência. A eficiência reflete a cultura de consciência de custo do banco, os esforços históricos e permanentes para a redução de custos, e o benefício de possuir uma plataforma de originação terceirizada e escalável por meio de correspondentes bancários.

Plataforma tecnológica própria e única: O BMG possui sistemas de software que são atualizados continuamente e aumentam a capacidade do banco de administrar grandes volumes de originação de empréstimos e de centralizar sistemas de informação gerencial, incluindo sistemas administrativos, contábeis, de gestão de clientes, preparação de orçamentos, e controle. Em particular, o Banco BMG possui uma plataforma própria de interface – BMG Consig – que permite aos funcionários de empresas públicas tomadores de empréstimos consignados e seus empregadores, requerer, aprovar ou administrar empréstimos consignados pela Internet, intranet ou por meio de software de computador pessoal. Devido à sofisticação dos sistemas de software, o BMG investe valores significativos em sua manutenção e atualização. O BMG acredita que a plataforma BMG Consig é uma das interfaces mais sofisticadas atualmente disponíveis no mercado brasileiro para a troca eletrônica de informações entre banco, tomadores, departamentos de recursos humanos dos empregadores e seus sistemas de folha de pagamento. O processo do empréstimo consignado é inteiramente automatizado, da originação da transação até a concessão do empréstimo, reduzindo a quantidade de comissões pagas pelo BMG a correspondentes bancários. A BMG Consig é um dos principais diferenciais buscados pelas empresas quando selecionam um banco para oferecer empréstimos consignados a seus funcionários.

Cultura empreendedora e capacidade para se ajustar a mudanças nas condições de mercado: O BMG acredita que a cultura empreendedora do banco é uma de suas principais vantagens competitivas. O BMG foi uma das primeiras instituições financeiras a oferecer empréstimos consignados para funcionários do setor público em 1999, e aposentados e pensionistas do INSS em 2004. Em 2003, o BMG foi um dos primeiros bancos a estruturar e estabelecer um programa de securitização por meio de FIDCs e, em 2004, foi um dos primeiros bancos a firmar grandes acordos de cessão de crédito com outras instituições financeiras.

O BMG também foi pioneiro na concessão de empréstimos consignados para aquisição de bens domésticos duráveis, em 2006, estabelecendo relacionamentos diretos com fabricantes de bens domésticos duráveis para a concessão de tais empréstimos, e também no desenvolvimento de produtos como o cartão de crédito BMG, um cartão de crédito com pagamentos descontados da folha de pagamento, introduzido em 2008.

Além disso, uma Administração focada permitiu ao banco permanecer flexível e ajustar-se rapidamente às mudanças nas condições de mercado. A estratégia de foco nos empréstimos consignados como produto principal constitui-se uma vantagem competitiva importante, na medida em que proporciona ao BMG a capacidade de antecipar os movimentos do mercado, identificar oportunidades, desenvolver novos produtos e ajustar rapidamente a estratégia do banco para tirar proveito de oportunidades de mercado ou reduzir a exposição a condições desfavoráveis.

A estrutura corporativa do BMG é composta pelo Banco BMG S.A., pela companhia gestora e operadora e suas principais controladas: BMG Leasing, BMG Bank (Cayman) Ltd., ou BMG Cayman, CB Intermediações de Negócios Ltda. e ME Promotora de Vendas Ltda. O diagrama abaixo apresenta a estrutura corporativa geral e o percentual de participação detido em cada controlada, em 31 de dezembro de 2010.

Em Curitiba Correspondente
Solu Promotora e Cadastros Ltda
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